terça-feira, 13 de julho de 2010

Porque livros são melhores que filmes...


E são mesmo.... Claro que existem raras e honrosas exceções. Mas na maioria dos casos, se vc leu o livro vai se decepcionar com o filme. Se tiver paciência para ler mais do que duas páginas seguidas, é claro.

Estive pensando nisso esses dias e cheguei à conclusão que fico muito feliz que seja assim. Nosso mundo atual é feito de abreviações. Mensagens curtas, do torpedo ao twitter, têm tanta força ultimamente que me pergunto se as pessoas vão esquecer como escrever um parágrafo com mais de duas sentenças. Eu sou prolixa por natureza, essas coisinhas curtas não me satisfazem. Minhas primeiras fotos de bebê já parecem que eu estou falando, argumentando... com as mãos, claro, minha mais forte herança do lado italiano da família.

Eu adoro assistir filmes. Adoro cinema. Sou extremamente visual, não só nas telas mas em tudo o que eu faço. Além disso, trilha sonora, por exemplo, é fundamental! Não penso nem de longe que livros substituam filmes. É outra linguagem. Mas o envolvimento que um livro proporciona é muito diferente do que um filme me dá. Eu posso interromper a leitura e na minha imaginação interagir com o escritor, entrar na história, fazer um personagem totalmente novo para mim. Eu posso criar os cenários, parar para deixar as sensações brotarem, varar uma noite por não conseguir largar uma história emocionante... Adoro perder esse tempo divagando... Além disso, a linguagem escrita tem sutilezas interessantes que revelam muito do próprio autor. Nada como ler na língua original, quando isso é possível!

Uma vez fui abordada por um vendedor de cursos de leitura dinâmica. Eu me senti verdadeiramente ofendida. Expliquei a ele que ele estava querendo me tirar o prazer da leitura demorada! Tenho certeza que ele não entendeu até hoje...

E como resolver um romance em duas horas? Só mesmo matando os personagens, como em Romeu e Julieta... Depois o povo se admira com o aumento absurdo da ansiedade quando as coisas não se resolvem de imediato... Será que é por isso que inventaram as trilogias? rsrs

Bobagens a parte, estou com saudade de ler... e saudade de escrever também. Falando em saudade, sinto falta dos longos bate-papos no orkut, madrugada afora... Restam agora os blogs. Mas também não é a mesma coisa...

Nenhum comentário: